O Curso de Bacharelado em Teologia da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 14/2006 e a oferta na modalidade a Distância foi autorizada pela Resolução nº 15/2006, de 29 de setembro de 2006. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de três anos e meio e no máximo de sete anos, totalizando 2.800 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de sete módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
Os objetivos do curso de Bacharelado em Teologia foram concebidos e implementados buscando uma excelente coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Neste contexto, ao se definir o BSC do curso de Bacharelado em Teologia foi definido o perfil profissional do Teólogo a ser formado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das DCN dos cursos de graduação de acordo com a Resolução CNE/ CES No 67/2003.
O perfil profissional do curso de Bacharelado em Teologia busca expressar de maneira excelente as competências do egresso, definidas de acordo com as DCN, conforme foi apresentado no BSC do curso.
Neste contexto deve ter como pressupostos essenciais o compromisso de atuar no contexto socioeconômico e político do país, ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
O curso de Bacharelado em Teologia do Centro Universitário Leonardo da Vinci busca formar um profissional de teologia capaz de:
a) Elaborar projetos de ação que conjuguem observação, iniciação científica e prática, visando à promoção do ser humano.
b) Produzir ou incentivar a produção de recursos pedagógicos, litúrgicos e comunicacionais, utilizando as novas tecnologias, tendo em vista a evangelização, ensino, divulgação das propostas fundamentais de vida e missão da igreja.
c) Conjugar ao compromisso com a sociedade e com a qualidade de vida das pessoas, a partir de uma ação ministerial em comunidades eclesiais.
d) Dialogar com grupos religiosos de diversas origens, saber diferenciar suas estruturas doutrinárias, práticas e formas de atuação, bem como ter condições de reconhecer os traços marcantes e característicos do conjunto das Igrejas Cristãs no cenário religioso contemporâneo.
e) Exercer liderança de grupos e comunidades a partir dos princípios do respeito à diferença e da busca de soluções participativas.
f) Utilizar, crítica e exegeticamente, o texto bíblico como fonte básica de doutrina e fé, para a pregação, ensino, produção de textos, proclamação evangelizadora e diálogo ecumênico.
g) Colaborar na integração, motivação e animação dos diversos carismas (como capacidades pessoais) e ministérios (como formas de atuação) nas comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer as práticas de missão.
h) Exercer a pregação, a celebração de cultos e a ministração de sacramentos e demais atos litúrgicos no contexto da fé cristã.
i) Exercer aconselhamentos em momento de dor e no cotidiano das comunidades.
j) Colaborar na criação de comunidades eclesiais onde haja viabilidade para tal, bem como, nas já existentes, ensinar, edificar, equipar, aperfeiçoar, capacitando-as para o cumprimento da missão e o acolhimento de pessoas que, nelas, solicitem o seu ingresso.
k) Desenvolver disciplina pessoal de leitura, estudo, reflexão, atualização de conhecimentos e aprendizado constante.
l) Dialogar com grupos da sociedade civil que militem nas causas da cidadania e da promoção humana.
m) Utilizar, de forma crítica, o instrumental teológico adquirido, aplicando de forma interdisciplinar o uso de dados e conceitos na construção do saber que fundamenta a práxis, principalmente na área da educação religiosa.
n) Conduzir-se dentro dos princípios da ética e revelar conduta condizente com as funções que estiver a exercer, seja em instituição, na sociedade e nos relacionamentos interpessoais.
o) Cultivar e incentivar a leitura bíblica numa perspectiva histórica e exegética.
p) utilizar o conteúdo adquirido no estudo da teologia em sintonia com outras disciplinas como filosofia, sociologia, ciências da religião, ciências sociais, psicologia, para analisar situações históricas concretas e propor soluções às questões que afligem o ser humano.
Formar o profissional Bacharel em Teologia com competências para conhecer, refletir, instrumentalizar-se e desenvolver conhecimento na área teológica, segundo os princípios da reflexão pastoral, teológica e missionária no serviço da promoção humana e cristã.
O Curso de Bacharelado em Teologia possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.