O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da UNIASSELVI foi criado pela Resolução Nº 071/2012, e a sua oferta na modalidade a Distância foi autorizada pela Resolução nº 071/2012. O curso prevê a integralização curricular em um período mínimo de três anos e no máximo de quatro anos e meio, totalizando 2.500 horas.
O Curso tem duração de seis módulos. Funciona na modalidade de Ensino a Distância.
INFRAESTRUTURA PARA ATENDIMENTO DO CURSO
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido nas área de Ambiente e Saúde conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, tendo ainda o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Ao final do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar almeja-se que o profissional seja um gestor preparado para atuar no planejamento, estruturação e controle dos processos de trabalho que compõem as organizações da área de saúde no âmbito público e privado, buscando desenvolver habilidades conceituais, humanas e técnicas, com a maximização dos recursos e a busca de soluções integradas que tragam qualidade, sustentabilidade e o alcance dos objetivos organizacionais.
O perfil profissional do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, na modalidade EAD, busca expressar as competências do egresso, definidas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos Superiores de Tecnologia, conforme foi apresentado no BSC do curso.
Neste contexto, deve ter como pressupostos essenciais o compromisso de atuar no contexto socioeconômico e político do país, ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, na modalidade EAD da UNIASSELVI, busca formar um profissional qualificado para atuar no planejamento, estruturação e controle dos processos de trabalho que compõem as organizações da área de saúde no âmbito público e privado, procurando desenvolver habilidades conceituais, humanas e técnicas, com a maximização dos recursos e a procura de soluções integradas que tragam qualidade, sustentabilidade e o alcance dos objetivos organizacionais.
O profissional egresso desse curso deve demonstrar as competências e habilidades a seguir:
Competências:
- Conhecer e utilizar as técnicas e ferramentas de gestão para projetar resultados e antecipar-se às mudanças.
- Conhecer os princípios éticos para que sirvam de base para a reflexão e desenvolvimento de comportamento ético.
- Conhecer as bases teóricas de gestão, como premissa para o desenvolvimento de uma visão crítica e contextualizada, que permita uma atuação ética e competente.
- Conhecer a estrutura do mercado de saúde no Brasil.
- Conhecer as bases estruturais e os desafios do Sistema Único de Saúde no Brasil.
- Conhecer os fundamentos e métodos de estudos epidemiológicos no âmbito da saúde.
- Conhecer os dados que podem ser utilizados para a construção de indicadores em saúde.
- Conhecer os aspectos da legislação que direcionam a gestão dos serviços de saúde.
- Conhecer o sistema de informações para auxiliar o processo de tomada de decisão.
- Conhecer sobre os principais fatores da arquitetura hospitalar para promover e gerenciar as adequações necessárias para a prestação de serviços.
- Conhecer formas de planejamento e organização hospitalar para promover melhor aproveitamento dos espaços e recursos utilizados.
- Conhecer as novas tendências geradas na cadeia de valor para buscar novas oportunidades de melhoria e inovações.
- Conhecer as concepções da gestão de pessoas para proporcionar melhor eficácia no gerenciamento do trabalho realizado.
- Conhecer as fontes de conflitos e as técnicas de negociação no ambiente organizacional.
- Conhecer o processo de interligação entre as pessoas e o desenvolvimento organizacional.
- Conhecer as políticas e práticas utilizadas para administrar as pessoas nas organizações.
- Conhecer as principais ferramentas de gestão da qualidade.
- Conhecer a metodologia da Acreditação Hospitalar integrada no processo de melhoria da gestão.
- Conhecer os fundamentos do marketing de serviço para administrar de forma eficaz e eficiente os empreendimentos que têm como base a prestação de serviços em saúde.
- Conhecer os principais temas de ordem macroeconômica e as suas influências na economia brasileira e internacional.
- Conhecer os reflexos e os principais impactos da econômica sobre os negócios.
- Conhecer os meios de prevenção de riscos.
- Conhecer as normas e a legislação sobre biossegurança para minimizar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho.
- Conhecer os elementos fundamentais da gestão de materiais e dos recursos patrimoniais.
- Conhecer a estrutura da gestão financeira nos serviços de saúde.
- Conhecer as operações financeiras para gerir de forma eficaz o patrimônio organizacional.
- Conhecer os princípios contábeis e as formas de registro e interpretação dos dados financeiros.
- Conhecer métodos de análise e gestão de custos para obter uma visão global dos demonstrativos objetivando uma análise crítica que viabilize decisões futuras.
- Conhecer os fundamentos e os princípios da auditoria e avaliação em saúde.
- Compreender o sistema de avaliação em saúde para promover melhorias no processo de gestão.
- Conhecer o contexto geral que envolve a gestão dos planos de saúde.
Habilidades:
- Tomar decisão.
- Liderar.
- Planejar.
- Analisar e interpretar.
- Trabalhar em equipe multiprofissional.
- Comunicar.
- Raciocinar de forma crítica e analítica.
- Negociar.
Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, na modalidade EAD, foram concebidos e implementados buscando uma coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Neste contexto, ao se definir o BSC do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, na modalidade EAD, foi definido o perfil profissional do Tecnólogo em Gestão Hospitalar a ser formado pela UNIASSELVI e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos Superiores de Tecnologia, de acordo com a Resolução CNE/CP no 3, de 18/12/2002.
Assim, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, na modalidade EAD da UNIASSELVI, tem como objetivo principal:
Os seguintes objetivos específicos foram definidos:
- Formar profissionais para atuar no planejamento, organização e controle dos serviços de saúde, utilizando ferramentas administrativas contemporâneas, com o intuito de maximizar os recursos para o alcance dos objetivos organizacionais.
- Formar profissionais para atuar na gestão de pessoas, utilizando técnicas de gestão modernas que conduzam a mudanças e à evolução das lideranças, das pessoas e das relações de trabalho, buscando o desenvolvimento do capital humano nas organizações.
- Formar profissionais para atuar de forma eficiente, eficaz, efetiva e ética na gestão de recursos públicos ou privados, controlando custos, gerenciando riscos e buscando soluções integradas para a qualidade e sustentabilidade das organizações.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.