O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 11/2011 e sua oferta na modalidade a Distância foi autorizada pela Resolução nº 11, de 29 de Março de 2011. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de dois anos e meio e no máximo de cinco anos, totalizando 2.300 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de cinco módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão de Tecnologia da Informação da UNIASSELVI, caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, tem na própria gênese da instituição um posicionamento estratégico, pois as pessoas que o conceberam, perceberam a profunda necessidade de um curso moderno e eficiente para formar profissionais capacitados, empreendedores e inovadores.
O Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão de Tecnologia da Informação foi desenvolvido com a intenção de formar um profissional de cuja formação fizesse parte não só os aspectos técnicos do seu trabalho, mas também a formação relacionada com a sociedade. Influenciam a atividade, a compreensão da importância e do impacto de seu trabalho na sociedade, o conhecimento da tecnologia com ênfase na habilidade de gestão para dirigir ou atuar em equipes de trabalho interdisciplinares na elaboração de pesquisas e no desenvolvimento de projetos.
O Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão de Tecnologia da Informação da UNIASSELVI utilizou como ponto de partida para sua concepção o comprometimento com a formação e qualificação do profissional de Gestão da Tecnologia da Informação para a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados.
Confira a matriz curricular do curso
O perfil desejado do egresso do Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão de Tecnologia da Informação da UNIASSELVI preconiza um profissional competente interculturalmente. Para tal perfil, serão enfatizadas competências e habilidades. O perfil profissional é composto pelas seguintes competências:
• Definir parâmetros de utilização de sistemas computacionais;
• Gerenciar os recursos humanos envolvidos nas atividades de Tecnologia da Informação;
• Implantar e documentar rotinas e processos de negócios;
• Realizar o controle de níveis de serviços relacionados à Tecnologia da Informação;
• Gerenciar os sistemas de informação implantados e em utilização no contexto da organização;
• Gerenciar setores/departamentos de Tecnologia da Informação e Informática;
• Identificar e analisar soluções relacionadas à área de Sistemas Computacionais, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Banco de Dados, avaliando a melhor opção a ser aplicada no contexto da organização;
• Analisar as tendências atuais no que se refere às novas tecnologias e decidir pelas mais adequadas à realidade da organização;
• Fazer uso das melhores práticas de gestão de serviços relacionados à Tecnologia da Informação;
• Utilizar-se das novas tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de soluções para as áreas de negócios;
• Desenvolver projetos na área de Tecnologia da Informação;
• Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica e orçamentos de ações pertinentes à questões relacionadas à Tecnologia da Informação.
Formar profissionais, em nível tecnológico, capazes de atuar no competitivo mercado de informática, para o desenvolvimento de atividades técnicas, científicas e de gestão. Definir parâmetros de utilização de sistemas, gerenciar os recursos humanos envolvidos com TI, implantar e documentar rotinas e processos de negócios, controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais e bancos de dados, gerenciando os sistemas de gestão empresarial implantados, contribuindo para o incremento da produtividade, eficiência e eficácia, bem como a melhoria da qualidade nas organizações.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.