CONCEITO 5 NA AVALIAÇÃO DO MEC
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 023-H/2010 e prevê a integralização curricular num período mínimo de dois anos e meio e no máximo de cinco anos, totalizando 1.920 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo por meio do Programa Educa Mais Brasil e também através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O Curso tem duração de cinco módulos. Funciona na modalidade de Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
CONCEITO 5 NA AVALIAÇÃO DO MEC
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido na área das Ciências Sociais, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UNIASSELVI utilizou como ponto de partida para sua concepção a necessidade de profissionalização do administrador público e a busca deste por conhecimentos voltados para uma gestão eficaz de toda a administração pública e a otimização na aplicação dos recursos públicos.
Pretende-se que ao terminar o curso, o formado seja um Tecnólogo especializado no planejamento e no controle eficiente dos gastos públicos com foco na transparência e na responsabilidade, atuando como gestor do negócio público, planejando e coordenando todas as atividades dentro da organização e seja participante ativo do processo de gestão.
CONCEITO 5 NA AVALIAÇÃO DO MEC
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UNIASSELVI busca desenvolver um profissional que se adapte às exigências impostas pela dinâmica da área da administração pública.
O perfil desejado do egresso do curso preconiza um profissional qualificado para gerir o negócio público, capaz de torna-se um agente de mudança com responsabilidade e transparência em suas ações. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública procura formar um profissional apto a:
• Gerenciar processos de planejamento e controle dos recursos públicos, tomar decisões e propor soluções para problemas na gestão pública procurando manter a equidade na utilização dos recursos públicos;
• Atingir metas atribuídas pelos instrumentos de planejamento: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA);
• Disponibilizar para a sociedade, de forma transparente, as informações da administração pública, como forma de respeito ao cidadão no exercício de sua cidadania.
Para que este objetivo seja atingido serão enfatizadas competências e habilidades que possibilitem a construção de uma cultura geral e humana, ampla e aberta, e um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos específicos. O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UNIASSELVI deve demonstrar:
I - Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social onde está inserido em seus aspectos político, econômico e cultural e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
II - Formação técnica e científica para atuar nos processos de decisão na Gestão Pública, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais.
III - Competência para empreender, analisando criticamente as organizações públicas, antecipando e promovendo suas transformações.
IV - Capacidade para a resolução de problemas na gestão pública.
V - Competência para implantar resoluções alternativas e inovadoras, voltadas para o bem comum da sociedade, instigando sua capacidade crítica, reflexiva e criativa.
VI - Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
VII - Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional na gestão pública e do desenvolvimento de autoconfiança.
CONCEITO 5 NA AVALIAÇÃO DO MEC
Formar profissionais da área de Gestão Pública para atuar no planejamento e controle eficiente dos recursos públicos, gerenciando ações, programas, projetos e políticas públicas que atendam as demandas da coletividade, nas diversas esferas de governo e níveis hierárquicos. Com os conhecimentos adquiridos busca-se que este gestor promova uma gestão responsável do negócio público, promovendo o desenvolvimento econômico e social sustentável, com foco na transparência e na melhoria da qualidade da prestação de serviços públicos.
CONCEITO 5 NA AVALIAÇÃO DO MEC
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.