O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 12/2005, com o nome de Curso de Tecnologia em Gestão de Representante Comercial, passando por uma alteração de nome através da Portaria nº 012/2006 para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, sendo ofertado na modalidade a Distância, sob autorização da Resolução nº 15, de 22 de dezembro de 2005. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de dois anos e meio e no máximo de quatro anos, totalizando 1.820 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou por meio de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de cinco módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido na área das Ciências Sociais Aplicadas, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas diretrizes institucionais e pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Pretende-se que, ao terminar o curso, o formando seja um Tecnólogo focado nas transações comerciais capaz de fazer o diagnóstico da realidade comercial em geral, capaz de adaptar-se às mudanças ambientais, compreendendo e propondo soluções para o desenvolvimento de novos negócios nas áreas de varejo, atacado e representação. Conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização.
O Tecnólogo em Gestão Comercial atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final. Por meio do desenvolvimento de processos de gestão e práticas comerciais, trabalha na elaboração de plano estratégico, programa de atividades, mecanismos de integração com o meio, e instrumentos de seguimento, e avaliação do desempenho comercial.
O perfil profissional do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade EAD, busca expressar as competências do egresso, definidas de acordo com as DCN, conforme foi apresentado no BSC do curso.
Neste contexto, deve ter como pressupostos essenciais o compromisso de atuar no contexto socioeconômico e político do país, ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade EAD da UNIASSELVI busca formar um profissional capaz de compreender as relações da organização com seu ambiente interno e externo de forma sistêmica, reconhecendo a gestão comercial como função da Administração. Este egresso deve ter a capacidade de gerir processos comerciais de forma integrada com os demais processos gerenciais da empresa, nos níveis estratégico, tático e operacional.
Em relação à formação de gestores, o egresso do curso está preparado para atuar em postos de trabalho nas empresas em geral de forma eficiente e empreendedora, buscando a qualidade, produtividade e lucratividade, sem perder de foco os aspectos humanistas que envolvem a profissão.
Em relação à formação específica da área comercial, o egresso do curso é capaz de:
• Gerenciar atividades inerentes aos departamentos de marketing e/ou vendas de organizações dos mais variados portes nos mais variados setores produtivos e de prestação de serviços.
• Gerir departamentos comerciais, contemplando a íntegra do processo gerencial específico para a área comercial nos níveis estratégico, tático e operacional.
• Atuar no desenvolvimento de produto, de redes de distribuição e logística.
• Atuar na elaboração e operacionalização de ações de promoção de produtos e serviços.
• Atuar na gestão de vendas, sabendo negociar promovendo o fechamento de transações comerciais de acordo com política de preços pré-estabelecidos.
Sistematizando, podemos afirmar que o Tecnólogo em Gestão Comercial é o profissional, que por meio de técnicas atualizadas, gerencia a área de vendas, planeja as operações, implementa e atualiza os sistemas de informações comerciais, proporcionando maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final.
Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade EAD da UNIASSELVI, foram concebidos e implementados buscando uma coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Neste contexto, ao se definir o BSC do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade EAD, foi definido o perfil profissional do tecnólogo em Gestão Comercial a ser formado pela UNIASSELVI e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Tecnologia.
Assim, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade EAD da UNIASSELVI, tem como objetivo principal:
Atuar na formação de profissionais capazes de compreender as relações da organização com seu ambiente interno e externo de forma sistêmica, reconhecendo a gestão comercial como função da Administração. Este egresso deve ter a capacidade de gerir processos comerciais de forma integrada com os demais processos gerenciais da empresa, nos níveis estratégico, tático e operacional. Em relação à formação de gestores, o egresso do curso está preparado para atuar em postos de trabalho nas empresas em geral de forma eficiente e empreendedora, buscando a qualidade, produtividade e lucratividade, sem perder de foco os aspectos humanistas que envolvem a profissão.
Os seguintes objetivos específicos foram definidos:
• Atuar na gestão da área operacional de apoio ao setor administrativo, financeiro, mercadológico e de recursos humanos.
• Atuar por meio de análise lógica, levantar hipótese, liderar, sintetizar, trabalho de equipe.
• Atuar no planejamento e desenvolvimento humano e organizacional.
E as seguintes competências foram definidas de acordo com as áreas de atuação do profissional egresso almejado.
Gestão e comunicação com o mercado
• Conhecer as técnicas mercadológicas, financeiras, administrativas, legais e empreendedoras.
• Compreender os canais de distribuição e de comunicação, utilizar ferramentas de merchandising e relações públicas.
• Atuar na força de venda.
Integração entre o saber, o fazer, o ser e o conviver.
• Desenvolver o pensamento crítico e analítico, promovendo o bem econômico e social de forma ética.
Planejamento e desenvolvimento
• Desenvolver o pensamento sistêmico.
• Organizar e gerir espaços, processos e pessoas.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
|
Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
|
Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
|
Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.