O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIASSELVI foi criado pela Resolução Nº 007A/04, e a sua oferta na modalidade a Distância foi autorizado pela Resolução nº 15, de 22 de dezembro de 2005. O curso prevê a integralização curricular em um período mínimo de dois anos e meio e no máximo de cinco anos, totalizando 2.520 horas.
O ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise do histórico escolar. Os acadêmicos podem solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de cinco módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido nas área das Ciências Sociais Aplicadas, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Pretende-se que ao terminar o curso o formando seja capaz de planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, avaliação de impacto e proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas -, para a recuperação de áreas degradadas, realizando o acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.
Através do desenvolvimento de atitudes, processos educativos e práticas coletivas de desenvolvimento, espera-se ainda que o formando seja capaz de elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.
O perfil desejado do egresso do curso preconiza um profissional qualificado, crítico e criativo, com habilidades em relações humanas, e com capacidade de adaptação a novas situações. Um profissional habilitado a compreender, tomar decisões e propor soluções sobre os problemas ambientais.
Para tal, são enfatizadas competências e habilidades que possibilitem a construção de uma boa cultura geral e humana, ampla e aberta, e um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos específicos. O profissional egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIASSELVI deve ser capaz de:
I - avaliar técnica e economicamente as tecnologias e práticas gerenciais para redução dos impactos ambientais adversos;
II – participar da elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas;
III - monitorar e acompanhar as questões relativas à qualidade ambiental;
IV - avaliar os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos, identificando as consequências sobre a saúde humana e sobre a economia;
V - identificar as diretrizes aplicadas ao planejamento, gestão e saneamento ambiental;
VI - aplicar e desenvolver políticas e programas de Educação Ambiental para a melhoria da qualidade de vida comunitária, bem como elaborar e implantar projetos de preservação da natureza;
VII – contribuir para a realização de estudos e relatórios de impactos ambientais e elaboração de seus laudos e pareceres;
VIII - aplicar e acompanhar a legislação ambiental;
IX - elaborar planejamento de ações ecoempreendedoras;
X - elaborar programas de gestão de unidades de conservação.
Atuar no planejamento, execução, gerenciamento, avaliação de impactos, recuperação de áreas degradadas, bem como na regulação, controle, proteção e conservação dos recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e preservação ambiental.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem, e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos do curso às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma, e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, à distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais ocorrem nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico do curso, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Auto estudo (momentos de interação à distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o auto estudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.