O sucesso profissional do Engenheiro de Produção será garantido pela solidez do conhecimento acadêmico, da formação técnica e humanística e da ampla formação cultural adquiridas durante o curso superior. Serão fatores fundamentais para este sucesso, o desenvolvimento pedagógico do curso que garantirá formação e informação, métodos, técnicas e meios ao aluno, para que com isso ele possa compreender e aperfeiçoar a capacidade de "aprender a aprender".
Seu estímulo será sua autoconfiança, sensibilidade, determinação, nível de organização pessoal e no trabalho que alicerçará sua habilidade de trabalho em equipe e facilidade de adaptação a contextos novos, sua criatividade, espírito inovador, poder de liderança, de gerenciamento e decisão, confiabilidade e habilidade comunicativa, capacidade de síntese, de crítica e de inovação; além de sua atualização tecnológica.
O curso tem a duração de 10 módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
- Lab. Química
O Laboratório de química é disponibilizado ao curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da UNIASSELVI pela sua importância nas aulas práticas. Tal estrutura possui os equipamentos necessários para as práticas laboratoriais descritas no Projeto Pedagógico do Curso. O laboratório é composto por vidraria e reagentes, além dos equipamentos que permitem a experimentação e a visualização de como ocorrem as reações químicas. Dotado de equipamentos de segurança tais como capela e chuveiro de emergência o laboratório de química oferece condições adequadas para o aprendizado seguro.
- Lab. Física e Resistência de Materiais
Para as atividades práticas relacionadas às disciplinas do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção é disponibilizado um laboratório de Física e de Resistência de Materiais contendo os equipamentos necessários para o desenvolvimento de experimentos descritos nos materiais utilizados pelos professores tutores e de acesso dos acadêmicos. Simulações de redução de atrito, movimento retilíneo uniforme e queda livre são exemplos de atividades que podem ser realizadas no laboratório.
Ensaios de tração e de flexão de materiais com estudo das respectivas curvas de tensão e de deformação podem ser realizados na máquina de ensaio mecânico.
- Lab. de Desenho Técnico
As salas de desenho técnico possuem mesas amplas e adequadas a realização de práticas de desenho.
- Eletricidade
A realização de testes de eletricidade é possível aos acadêmicos do curso de Engenharia de Produção no laboratório de eletricidade que possui equipamentos para medição de voltagem, amperagem, placas para simulação de circuitos entre outros.
- Automação
No laboratório de Automação estão disponíveis painéis com sensores e software, que possibilitam a concepção e estudo de funcionamento de circuitos que possibilitam a programação e automação de equipamentos. O aluno tem então contato com algumas das possibilidades de atuação que terá em seu ambiente profissional.
O curso de Bacharel em Engenharia de Produção da UNIASSELVI utilizou como ponto de partida para sua concepção a diversidade e a dinâmica econômica da região que caracteriza seu entorno e o campo de atuação dos profissionais da Engenharia.
O curso de Bacharel em Engenharia da Produção da UNIASSELVI foi criado pela resolução nº 10 de 27 de setembro de 2005 e a oferta na modalidade a distância foi autorizada pela resolução nº 15/2006. O curso prevê a integralização curricular em um período mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos, totalizando 4.430 horas.
Missão
O Curso de Bacharel em Engenharia de Produção foi desenvolvido com a intenção de formar um profissional especializado, de cuja formação fizesse parte o desenvolvimento de projetos e a gestão de sistemas industriais, focado na sua área de atuação. Além disso, buscou-se a formação não só dos aspectos técnicos do seu trabalho, mas também a formação cultural, humanística e histórica, que influenciam a compreensão da importância e do impacto de seu trabalho na sociedade, o conhecimento da tecnologia e dos métodos utilizados nas diversas áreas de atuação do engenheiro, e ênfase na habilidade de gestão para dirigir ou atuar em equipes de trabalhos interdisciplinares na elaboração de pesquisas e no desenvolvimento de projetos.
Corpo Docente
Ricardo Floriani
Ademar do Amaral Junior
Adrian Dramboski
Ana Luisa Fantini Schmitt
Anderson Silva
Antônio José Muller
Cristian Bernardi
Cristiano Franco
Fernanda Germiani de Oliveira Chiaratti
Giovani Renato Zonta
Grazielle Genske
Jonatan Neitzel
Jony Cesar Tomelin
Juliana Regiani Olbrzymek
Juliano Bona
Jurandir Domingues Junior
Maquiel Duarte Vidal
Márcia Regina Pelisser
Renata Joaquim Ferraz Bianco
Sônia Adriana Weege
Tathyane Lucas Simão
A atividade profissional do Engenheiro de Produção exige uma formação generalista, no sentido de conhecimentos gerais e específicos com uma ampla visão de mundo e conhecimentos de áreas diversas, especialmente com ênfase na área técnica e de gestão. Nesse sentido, cabe destacar que a formação Engenheiro de Produção deve contemplar as relações entre o conhecimento teórico e as exigências da prática cotidiana da profissão.
O Profissional formado pelo Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção estará apto a gerenciar atividades de Engenharia de Produção no âmbito público e privado, pois terá uma educação formal voltada para o gerenciamento, manutenção e excelência dessas atividades. Desta forma, defende a formação profissional do engenheiro de produção utilizando-se do descrito no Artigo 4º da Resolução CNE/CP nº. 11 de 11 de março de 2002, que atribui ao egresso do curso a aptidão para:
I - Aplicar os conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais aplicados à engenharia;
II - Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos de produção;
IV - Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços engenharia de produção;
V - Identificar, formular e resolver problemas de engenharia produção;
VI - Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas aplicadas à produção;
VII - Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas de produção;
VIII - Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas, ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
IX - Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X - Atuar em equipes multidisciplinares;
XI - Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
XII - Avaliar o impacto das atividades da engenharia de produção no contexto social e ambiental;
XIII - Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia de produção;
XIV - Assumir a postura permanente de permanente busca de atualização profissional.
Geral
Formar engenheiros de produção com conhecimento e habilidade para analisar, desenvolver, implantar, operacionalizar e gerenciar projetos de produção levando em consideração aspectos éticos, sociais, econômicos, ambientais, tecnológicos, culturais e políticos, em uma formação humanística, crítica e reflexiva.
Objetivos específicos
O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.