O Curso Superior de Tecnologia em Marketing prevê a integralização curricular num período de dois anos e meio e máxima de cinco anos, totalizando 1.600 horas. A dinâmica é composta por encontros presenciais, atividades práticas e complementares.
Ingresso no Curso: A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Clique aqui para participar do processo de seleção.
Bolsas de Estudo: Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo por meio do ProUni - Programa Universidade para Todos, do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior
O curso tem possui de cinco módulos. Acontece na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações.
- Sala de aula
Os Polos de Apoio Presencial estão distribuídos em diversos municípios brasileiros e atendidos por salas de aula dotadas de uma infraestrutura de excelência.
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Este será o espaço para os momentos de contextualização das aulas e relacionamento com os colegas de turma, integração de trabalhos acadêmicos e demais atividades presenciais.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado facilitando sua utilização, adotando uma política de atualização de acervo. Está disponível ao acadêmico acesso virtual e físico, podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Regulamento da Biblioteca (http://www.uniasselvi.com.br/biblioteca/biblioteca_indaial.php).
- Laboratório de Informática
Você possui acesso a laboratórios com modernos computadores, instalados em baias individualizadas, com acesso à internet banda larga e sistema multimídia. As salas de laboratório de informática são equipadas com sistema de refrigeração e possuem iluminação adequada, além de respeitarem todos os critérios de acessibilidade.
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Neste lugar você poderá interagir com os diversos canais de comunicação da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EAD foram concebidos e implementados buscando coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
BSC da Graduação de Tecnologia em Marketing
Para melhor entendimento é importante a compreensão do conceito de Balanced Scorecard definido pela sigla BSC. “BSC é uma forma para se organizar um determinado conjunto de objetivos em uma cadeia de geração de valor. (Kaplan e Norton 1996).
Nesse contexto, a Graduação de Tecnologia em Marketing objetiva-se em proporcionar ao aluno o desenvolvimento e competências que concretizem a habilidade crítica e reflexiva para a formação de profissionais empreendedores e gestores de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Área de atuação:
Diagnóstico organizacional
Atuar e identificar os impactos da cultura e do cenário empresarial com amplitude de visão econômica do mercado a fim de traçar um planejamento estratégico.
Gestão de desenvolvimento mercadológico
Atuar na construção de planos de posicionamento de produtos/serviços. Identificar demanda com base nas informações necessárias para captação e fidelização de clientes, bem como traçar estratégia de desenvolvimento e de novos mercados.
Gestão de processos
Atuar no processo produtivo e no fluxograma de atividades organizacionais, definir as práticas mais eficazes para a eficiência na gestão de processos.
Gestão organizacional
Atuar na gestão e diretrizes organizacionais, definição de critérios para eficiência da ação.
O aluno Graduado pelo curso Superior de Tecnologia em Marketing terá competência desenvolvida para:
- Conhecer e identificar funções gerenciais;
- Interpretar e analisar dados gerenciais internos e mercadológicos;
- Compreender a estrutura organizacional;
- Identificar e reconhecer mercados e oportunidades de negócios;
- Elaborar ações estratégicas de mapeamento de mercado visando a conhecer o comportamento do consumidor;
- Gerenciar o impacto das novas mídias no negócio da empresa, buscando gerar oportunidades de negócio;
- Desenvolver de forma interdisciplinar estratégias e projetos mercadológicos;
- Ser capaz de desenvolver produtos e serviços inovadores e atraentes, adequados à realidade mercadológica;
- Interpretar, analisar e mapear custos do processo produtivo, visando a calcular o preço de venda;
- Mapear e elaborar estratégias e processos de distribuição de produtos e serviços;
- Propor práticas interdisciplinares de atuação mercadológica com foco na inovação e no empreendedorismo;
- Identificar oportunidades de atuação enquanto profissional de Marketing no mercado;
- Estabelecer o relacionamento com públicos potenciais como reforço de posicionamento;
- Aplicar estratégias de eventos na gestão de marcas e no relacionamento com o mercado;
- Propor ações éticas e sustentáveis nos diferentes âmbitos organizacionais: gestão de marcas, estratégias de vendas e no relacionamento com o mercado.
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar como responsáveis pela elaboração de estratégias comerciais que promovam o crescimento das empresas desenvolvendo produtos/serviços que atendam ao mercado consumidor.
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.