O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 003/04 e a sua oferta na modalidade a Distância foi autorizada pela Resolução nº 05/2006 de 24/03/2006. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de três anos e meio e no máximo de sete anos, totalizando 2.820 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni – (Programa Universidade para Todos), do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de sete módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
- Lab. Biologia
Estrutura de laboratório de biologia com equipamentos necessários para as atividades laboratoriais e didático-pedagógica, bem como, manuais de orientações.
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido nas áreas das Ciências Biológicas, tendo o seu Projeto Pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso.
Pretende-se que ao terminar o curso, os formandos sejam capazes de atuar como educadores e que dominem não apenas o conteúdo técnico, científico e pedagógico, mas, sobretudo, que sejam capazes de perceber analítica e criticamente a realidade social, ambiental, econômica e cultural em que irão atuar.
O curso engloba uma área de conhecimento interdisciplinar que trata da educação formal (objetivos, problemas, modalidades, metodologias e teorias que a fundamentam) e outra de conhecimento científico (conceitos, hipóteses, teorias, metodologias da pesquisa, objetivos, fundamentação e análise).
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UNIASSELVI visa desenvolver o perfil do professor/pesquisador que se adapte às exigências impostas pela dinâmica da reforma da educação tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, defende a formação profissional, que atribui ao egresso do curso a aptidão para:
I - Capacidade de planejar, definir e realizar estratégias de mediação pedagógica eficazes para o ensino aprendizagem de Ciências e Biologia.
II - Formular e aplicar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos: imagens, gráficos, dados e textos, recursos tecnológicos.
III - Auxiliar na elaboração de plano pedagógico e na gerência de processos de ensino e aprendizagem.
IV - Ter uma postura ética e uma prática educativa considerando e respeitando as diferenças étnicas e sociais da comunidade escolar.
V - Desenvolver e aplicar estratégias de aprendizagem interdisciplinares.
VI - Profissionais capacitados para atuarem como docentes de instituições de Ensino Públicas e Privadas, habilitados também a empreender estudos de pós-graduação e de pesquisa.
VII - Profissionais que detêm adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento na diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem.
VIII - Profissionais conhecedores da necessidade de atuar com responsabilidade na conservação e manejo da biodiversidade, na gestão ambiental e na busca de melhoria da qualidade de vida.
IX - Profissionais capazes de portarem-se como professores, conscientes de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental.
X - Profissionais habilitados para orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural e à biodiversidade.
XI - Profissionais comprometidos com a ética, com a ampliação das possibilidades de Educação e com a construção de uma Escola de qualidade, capaz de tornar menos distante o sonho de uma sociedade justa e igualitária.
XII - Profissionais aptos a assumirem a docência junto aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, comprometendo-se com a competência científica, técnica, política e pessoal.
O perfil profissional do licenciado em Ciências Biológicas busca expressar as competências e habilidades do egresso, definidas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Parecer CNE/CES 1.301/2001.
Partindo do pressuposto essencial que é o compromisso em atuar no contexto socioeconômico e político do país como profissional e cidadão, capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área, permeando os padrões éticos e profissionais, expressando conduta moral e de respeito ao ser humano, buscar-se-á assim formar um profissional licenciado em Ciências Biológicas, dotado de conhecimentos, competências e habilidades alinhados ao Parecer CNE/CES 1.301/2001, que possibilitem atuar da seguinte forma:
Competências:
a) Conhecer fundamentos específicos da Educação, Ciências Naturais, Biológicas e Ambientais.
b) Conhecer as interações das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna das diferentes espécies e sistemas biológicos, com adequada fundamentação teórica.
c) Conhecer e desenvolver os processos didático-metodológicos de ensino e aprendizagem.
d) Conhecer metodologias didático-pedagógicas para atuação na Educação Básica e para aplicar transversalmente os projetos de educação ambiental.
e) Conhecer o processo de mediação para a construção do conhecimento didático e científico.
f) Conhecer diferentes instrumentos pedagógicos, visando aprimorar o planejamento didático.
g) Conhecer e desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
h) Conhecer políticas públicas das áreas de educação e meio ambiente, visando uma atuação consciente de sua responsabilidade como educador nos vários contextos de atuação profissional.
i) Conhecer programas e políticas públicas de fomento à pesquisa na área da educação e se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.
j) Conhecer metodologias e técnicas de elaboração, análise e execução de projetos de pesquisa em Educação.
k) Conhecer técnicas laboratoriais para aplicação de aulas práticas de forma a atuar com qualidade e responsabilidade.
l) Conhecer a organização de saídas a campo, visitas a empresas, museus, parques ecológicos.
m) Conhecer o campo de atuação com o compromisso de atuar com uma conduta profissional pautada por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.
Habilidades:
a) Criatividade.
b) Liderança.
c) Planejamento.
d) Comunicação.
e) Visão sistêmica.
f) Análise e interpretação.
g) Relacionamento interpessoal.
h) Raciocínio crítico e analítico.
i) Trabalho em equipe multiprofissional.
Formar o profissional licenciado em Ciências Biológicas com competências para atuar na docência da Educação Básica - anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante - nível técnico - em Ciências e Biologia - assim como em atividades que envolvem a pesquisa (professor-pesquisador), planejamento de projetos educativos, visando à compreensão e o entendimento dos seres vivos, suas relações interdependentes e os mecanismos de regulação da vida, bem como na transformação do contexto socioambiental para a melhoria da qualidade de vida.
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
|
Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
|
Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
|
Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.