O Curso de Bacharelado em Administração prevê a integralização curricular num período de quatro anos, totalizando 3.020 horas. A dinâmica é composta por encontros presenciais, atividades práticas e complementares.
Ingresso no Curso: A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Clique aqui para participar do processo de seleção.
Bolsas de Estudo: Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo por meio do ProUni - Programa Universidade para Todos, do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de oito módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações.
- Sala de aula
Os Polos de Apoio Presencial estão distribuídos em diversos municípios brasileiros e atendidos por salas de aula dotadas de uma infraestrutura de excelência.
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Este será o espaço para os momentos de contextualização das aulas e relacionamento com os colegas de turma, integração de trabalhos acadêmicos e demais atividades presenciais.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado facilitando sua utilização, adotando uma política de atualização de acervo. Está disponível ao acadêmico acesso virtual e físico, podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Regulamento da Biblioteca (http://www.uniasselvi.com.br/biblioteca/biblioteca_indaial.php).
- Laboratório de Informática
Você possui acesso a laboratórios com modernos computadores, instalados em baias individualizadas, com acesso à internet banda larga e sistema multimídia. As salas de laboratório de informática são equipadas com sistema de refrigeração e possuem iluminação adequada, além de respeitarem todos os critérios de acessibilidade.
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Neste lugar você poderá interagir com os diversos canais de comunicação da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
“A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.”
(Honoré de Balzac)
Os objetivos do curso de Bacharelado em Administração na modalidade EAD foram concebidos e implementados buscando coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Nesse contexto, ao se definir o BSC Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração na modalidade EAD, foi definido o perfil profissional do Administrador a ser formado pela UNIASSELVI, bem como foram delineados os principais objetivos do curso à luz das DCNADG, de acordo com a Resolução CNE/CES no 4 (BRASIL, 2005c). Assim, o curso tem como objetivo principal:
- Atuar no âmbito da iniciativa privada e do Estado, buscando o emprego racional dos recursos e o alcance da missão e dos objetivos organizacionais, em consonância com as demandas da sociedade.
O curso subdivide-se em cinco campos específicos: finanças, gestão organizacional, pessoas e sociedade, operações e marketing.
Finanças
Atuar como administrador financeiro, respondendo pela gestão financeira e econômica da organização, garantindo a correta captação, aplicação e controle dos recursos e a consequente maximização dos lucros e dos resultados empresariais.
Gestão Organizacional
Atuar na construção de planos e projetos que englobam toda a organização e perpassa suas estratégias e processos, o que requer conhecimento sistêmico e grande capacidade de análise e realização.
Marketing
Atuar e empreender na área mercadológica, de forma integrada com as demais áreas funcionais da organização, como forma de alcançar a realização dos objetivos organizacionais, a plena satisfação dos clientes e a criação de valor e de vantagens competitivas.
Operações
Atuar e empreender na área de operações, produção e logística, como forma de garantir processos enxutos e inovadores, alto valor agregado e conformidade na entrega de produtos e serviços.
Pessoas e Sociedade
Atuar na área de gestão de pessoas e na relação da empresa com a sociedade, envolvendo o planejamento, a atração e a retenção de pessoas, considerando as necessidades organizacionais, dos indivíduos e da comunidade, como forma de garantir equilíbrio e foco em resultados profícuos e compartilhados.
“O seu maior multiplicador é ter a pessoa certa no lugar certo.”
(Ram Charan)
Atuar no contexto socioeconômico e político do país como profissional e cidadão envolvido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea, capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação e que se oriente pelos padrões éticos e profissionais expressando conduta moral e de respeito ao ser humano.
a) Conhecer o contexto histórico que permeia a construção da sociedade moderna, refletindo criticamente sobre os problemas e situações complexas da atualidade, visando encontrar soluções adequadas que levem em consideração a ética, o meio ambiente e as necessidades sociais.
b) Aplicar técnicas e ferramentas de planejamento, organização, direção e controle, como forma de garantir a gestão eficiente e equilibrada dos recursos organizacionais.
c) Empregar o processo decisório e as ferramentas voltadas para negociação e resolução de problemas e conflitos, como forma de qualificar a tomada de decisões, à luz da maximização do resultado empresarial.
d) Analisar as políticas públicas, sociais, ambientais e tecnológicas que afetam a organização, bem como os aspectos legais que regem o seu funcionamento.
e) Reconhecer as causas dos problemas financeiros das empresas, entendendo a inter-relação de todas as áreas empresariais e o impacto de todas sobre o resultado econômico e financeiro.
f) Usar técnicas e ferramentas para projetar resultados, e buscar fontes de recursos adequadas para o financiamento da operação e dos investimentos das empresas.
g) Estruturar modelos de gestão empreendedora, que permitam associar criatividade, curiosidade e procedimentos analíticos, como forma de balizar a identificação de novas oportunidades de negócios e de crescimento.
h) Desenvolver estratégias competitivas baseadas na correta definição do negócio e dos objetivos de desempenho da organização.
i) Traçar o processo de desenvolvimento de pesquisas de mercado, analisando criticamente os dados obtidos e convertendo-os em informações para a tomada de decisão.
j) Identificar e avaliar mercados-alvo e seus possíveis segmentos e nichos, como base para o desenvolvimento do composto mercadológico.
k) Implantar programas de comunicação organizacional, reconhecendo a importância primeira das pessoas.
l) Selecionar, gerenciar, remunerar e reter equipes de trabalho, de forma eficiente e motivadora, como forma de garantir a melhoria da performance organizacional e o desenvolvimento de seu capital social.
m) Propor teorias e técnicas voltadas para o planejamento e controle da produção, como forma de otimizar processos e agregar valor aos produtos e serviços das empresas de sua entrada até a saída ao consumidor final.
n) Exercitar modelos e ferramentas de gestão da qualidade, como forma de garantir a plena satisfação das necessidades dos clientes e a conformidade de produtos e projetos.
Habilidades:
a) Liderança.
b) Relacionamento interpessoal.
c) Criatividade e inovação.
d) Comunicação.
e) Visão sistêmica.
f) Tomada de decisão.
g) Raciocínio lógico e matemático.
“Gostar do que se faz é importante exatamente por isso: em qualquer dificuldade que se enfrente, a dificuldade acaba sendo sempre menor que a paixão pelo trabalho.”
(Roberto Justus)
O Objetivo principal do curso, de Bacharelado em Administração, é capacitar o acadêmico para atuar profissionalmente no âmbito da iniciativa privada e do Estado, buscando o emprego racional dos recursos e o alcance da missão e dos objetivos organizacionais, em consonância com as demandas da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Subdividem-se em cinco campos específicos: finanças, gestão organizacional, pessoas e sociedade, operações e marketing.
Finanças: atuar como administrador financeiro, respondendo pela gestão financeira e econômica da organização, garantindo a correta captação, aplicação e controle dos recursos e a consequente maximização dos lucros e dos resultados empresariais.
Gestão organizacional: atuar na construção de planos e projetos que englobam toda a organização e perpassam suas estratégias e processos, o que requer conhecimento sistêmico e grande capacidade de análise e realização.
Marketing: atuar e empreender na área mercadológica, de forma integrada com as demais áreas funcionais da organização, como forma de alcançar a realização dos objetivos organizacionais, a plena satisfação dos clientes e a criação de valor e de vantagens competitivas.
Operações: atuar e empreender na área de operações, produção e logística, como forma de garantir processos enxutos e inovadores, alto valor agregado e conformidade na entrega de produtos e serviços.
Pessoas e Sociedade: atuar na área de gestão de pessoas e na relação da empresa com a sociedade, envolvendo o planejamento, a atração e a retenção de pessoas, considerando as necessidades organizacionais, dos indivíduos e da comunidade, como forma de garantir equilíbrio e foco em resultados profícuos e compartilhados.
“Quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”
(Alice no país das maravilhas, Lewis Carroll)
O Curso de Bacharelado em Administração possui um Cronograma que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
As atividades presenciais, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, referem-se aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos curso à realidade regional, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e à distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.