O Curso de Licenciatura em Sociologia da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 0022/06 e a sua oferta na modalidade a Distância foi autorizada pela Resolução nº 05/2006. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de três anos e meio e no máximo de sete anos, totalizando 2.800 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de sete módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso de Licenciatura em Sociologia caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, tendo o seu Projeto Pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. O curso de Licencitaura em Sociologia tem como objetivo principal preparar a formação de professores para o Ensino Fundamental e Médio, bem como para Educação Básica bem como atuar nas atividades relativas a ativas à realidade social.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação em um curso de Sociologia, tais como: capacidade de dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio e também de fazer uso adequado dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a aplicação do conhecimento adquirido nos diferentes níveis de ensino.
Desse modo, pretende-se que ao terminar o curso, o licenciado em Sociologia seja capaz de fazer o diagnóstico da realidade sócio-escolar, e da realidade sócio-educacional em geral e orientar a busca de soluções, através do desenvolvimento de atitudes, processos educativos e práticas coletivas de desenvolvimento instrucional e escolar.
O perfil profissional do egresso do Curso de Licenciatura em Sociologia na modalidade EAD da UNIASSELVI visa desenvolver o perfil do professor, para atuar, conforme determinado pela Lei 6880/80, que tenha a capacidade de se adaptar as exigências impostas pela dinâmica da educação tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, defende a formação profissional do licenciado em Sociologia tal qual descrito no Parecer do CNE/CES no 492/2001 com as seguintes características:
- Ter uma visão do seu papel social como educador e capacidade de inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações e necessidades dos educandos.
- Compreender que a aprendizagem da Sociologia pode oferecer a formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania.
- Conhecer e compreender as diversas correntes de pensamento e das temáticas abordadas pela ciência sociologica vai possibilitar suas aplicações no exercício da docência do ensino básico, de modo especial no ensino médio.
O currículo do curso de Licenciatura em Sociologia está elaborado de maneira a proporcionar aos seus alunos as seguintes competências e habilidades:
a) capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
b) capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
c) capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para resolução de problemas;
d) capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
e) habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise de situações-problemas;
f) estabelecer relações entre a Sociologia e outras áreas do conhecimento;
g) conhecimento de questões contemporâneas;
h) educação abrangente necessária ao atendimento do impacto das solucões encontradas num contexto global e social;
i) participar de programas de formação continuada;
j) realizar estudos de pós-graduação;
k) trabalhar na interface da Sociologia com outros campos do saber;
l) elaborar proposta de ensino-aprendizagem de Sociologia para a educação básica;
m) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
n) analisar criticamente propostas curriculares de Sociologia para a Educação Básica;
o) desenvolver estratégias de ensino que favorecem a criatividade, autonomia e a flexibilidade do pensamento no campo sociológico;
p) perceber a prática docente da Sociologia como processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaco de criação e reflexão, em que novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
q) contribuir para realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
Formar professores de ensino fundamental e de ensino médio, garantindo uma sólida formação de conteúdos na área da Sociologia, habilitando com competência para a prática pedagôgica, capazes de atuar como mediadores, incentivadores e avaliadores, orientando-se em valores políticos e éticos, estimulando-os a pesquisa e ao autoaperfeicoamento de modo a contribuir para a melhoria da Educação.
O Curso de Licenciatura em Sociologia possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.