O Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 03/2008 e a oferta na modalidade a Distância foi autorizada pela Resolução nº 05/2008. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de quatro anos e no máximo de oito anos, totalizando 3.020 horas.
O curso tem a duração de oito módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O curso de Bacharelado em Serviço Social foi criado pela Resolução nº 003/2008, via Conselho Superior, iniciando suas atividades no dia 24 de junho de 2008 e caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido na área das Ciências Humanas, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas diretrizes institucionais e pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
O curso de Bacharelado em Serviço Social foi desenvolvido com a intenção de formar um profissional, de cuja formação fizesse parte não só os aspectos técnicos do seu trabalho, mas também a formação cultural, artística e histórica, que influenciam o serviço social.
Assim, a concepção do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI está assentada no princípio de que a formação de recursos humanos com estas especialidades, somente se faz possível com o modelo pedagógico em que a pluralidade seja à base do ensino, precisamente porque o ecletismo é um sustentáculo ao conhecimento e ao desenvolvimento de um profissional apto e capaz a desempenhar atividades na área de Gestão Social.
Destaca-se ainda que, a concepção do curso de Bacharelado em Serviço Social, em perfeita relação de correspondência com o Projeto Institucional da UNIASSELVI, constitui-se em condição determinante para formar um profissional de Serviço Social com sólida formação acadêmica, teórico-metodológica e ético-político, habilidades interpessoais e técnico-operativas bem desenvolvidas e conscientes da situação sócio-econômica da realidade na qual está inserido.
Confira a matriz curricular do curso
O perfil profissional do curso de Bacharelado em Serviço Social na modalidade EAD busca atender plenamente as competências definidas de acordo com as DCNSES, conforme foi apresentado no BSC do curso.
Neste contexto, deve ter como pressupostos essenciais o compromisso em atuar no contexto socioeconômico e político do país como profissional e cidadão envolvido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea, capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação e que se oriente pelos padrões éticos e profissionais expressando conduta moral e de respeito ao ser humano.
O Curso de Bacharelado em Serviço Social na modalidade EAD do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI busca atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, através de contratação direta ou através de assessoria e consultoria. O assistente social deverá atuar na elaboração, implementação, execução, gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas, planos, programas e projetos sociais, voltados para a defesa da cidadania, equidade e justiça social, para o fortalecimento de indivíduos e grupos sociais e o desenvolvimento social.
Assim, buscar-se-á formar um profissional, assistente social, dotado de conhecimentos, competências e habilidades alinhados com o Código de Ética Profissional, Resolução nº 15, de 13/03/2002, Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de 1.999, a Lei n° 8.662, de 07/06/93, que possibilitem atuar nas seguintes formas:
a) Conhecer a capacidade de atuação nos diversos setores do ramo do Serviço Social, nas políticas públicas e prestando assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matérias relacionadas às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.
b) Conhecer a comunicação nos processos de atuação do assistente social nas relações interpessoais e intergrupais e contribuir para a viabilização da participação dos usuários nos processos de tomada de decisões institucionais.
c) Conhecer a diversidade social e promover ações que resguardem a garantia dos direitos humanos e sociais.
d) Conhecer a rede de serviços sociais, identificando os recursos de atendimento e defesa dos beneficiários vinculados à instituição, ampliando a cidadania.
e) Conhecer as ações relativas às políticas sociais e manter contato direto com a população usuária de serviços sociais, orientando na identificação de recursos de atendimento e defesa de seus direitos.
f) Conhecer como se realizam os estudos socioeconômicos para identificação de demandas e necessidades sociais e como realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
g) Conhecer o desenvolvimento das atividades de gestão, planejamento, elaboração, orientação, execução, monitoramento e avaliação de planos, programas, projetos e ações de cunho social.
h) Conhecer o processo de trabalho do assistente social para assumir cargos e exercer funções de direção, supervisão, gerência, assessoria, coordenação, consultoria, em organizações governamentais, não governamentais e empresarial na área de Serviço Social, além do magistério de Serviço Social, coordenar cursos e unidades de ensino e supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social.
i) Conhecer os instrumentos de elaboração de diagnósticos da realidade social e identificar os métodos estratégicos de intervenção.
j) Conhecer os meandros do planejamento, organização e administração dos benefícios e serviços sociais, bem como realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais.
k) Conhecer os processos de gestão, formulação, execução e avaliação das políticas sociais em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil.
Os objetivos do curso de Bacharelado em Serviço Social na modalidade EAD foram concebidos e implementados buscando uma excelente coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Neste contexto, ao se definir o BSC do curso de Bacharelado em Serviço Social na modalidade EAD foi definido o perfil profissional do Assistente Social a ser formado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais em Serviço Social de acordo com a Resolução do CNE/CES nº15 de 13/03/02. Assim, o curso de tem como objetivo principal:
Os seguintes objetivos específicos foram definidos conforme cada área de atuação:
O Curso de Bacharelado em Serviço Social possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.