O curso tem a duração de sete módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso de Licenciatura em Informática caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, tendo o seu Projeto Pedagógico pautado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. O curso de Licencitaura em Informática tem como objetivo principal preparar a formação de professores para Educação.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação em um curso de Informática, tais como: o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, preparam um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
Desse modo, pretende-se que ao terminar o curso, o licenciado em Informática seja capaz de fazer o diagnóstico da realidade sócio-escolar, e da realidade sócio-educacional em geral e orientar a busca de soluções.
Através do desenvolvimento de atitudes, processos educativos e práticas coletivas de desenvolvimento instrucional e escolar, trabalhando com base na elaboração de ações/instrumentos adequados, nomeadamente, concepção do projeto educativo da escola, do plano estratégico, programa de atividades, mecanismos de integração com o meio, e avaliação do desempenho escolar e dos utilizadores da escola, em particular.
O perfil profissional do Curso de Licenciatura em Informática na modalidade EAD busca atender plenamente às competências definidas de acordo com as DCN, conforme foi apresentado no BSC do curso.
O Curso de Licenciatura em Informática na modalidade EAD da UNIASSELVI visa desenvolver o perfil do professor que se adapte às exigências impostas pela dinâmica da reforma da educação, tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensinar e aprender. Desse modo, a UNIASSELVI defende a formação profissional do Licenciado em Informática, com as seguintes características:
• visão do seu papel social como educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
• visão da compreensão que a aprendizagem da Informática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
• visão de que o conhecimento da informática pode e deve ser acessível a todos e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pelas angústias, inércia ou rejeição que muitas vezes ainda estão presentes no ensino e aprendizagem da disciplina.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação em um curso de Informática, tais como: capacidade de fazer uso da interdisciplinaridade e introduzir conceitos pedagógicos no desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, permitindo uma interação humano-computador inteligente, visando ao ensinoaprendizagem assistidos por computador, bem como nas interações de educação a distância.
Assim, o currículo do curso de Licenciatura em Informática na modalidade EAD está elaborado de maneira a proporcionar aos seus alunos as seguintes competências e habilidades:
De caráter geral:
a) capacidade de se expressar escrita e oralmente com clareza e precisão;
b) capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
c) capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para resolução de problemas;
d) capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
e) habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise de situações-problema;
f) estabelecer relações entre a informática e outras áreas do conhecimento;
g) conhecimento de questões contemporâneas;
h) educação abrangente necessária ao atendimento do impacto das soluções encontradas em um contexto global e social;
i) participar de programas de formação continuada;
j) realizar estudos de pós-graduação.
De caráter próprio do educador, o licenciado em Informática deverá ter as capacidades de:
a) elaborar proposta de ensino e aprendizagem de Informática para a Educação Básica;
b) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
c) analisar criticamente propostas curriculares da Informática para a Educação Básica;
d) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos.
e) perceber a prática docente de Informática como processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, em que novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
f) contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
O objetivo do curso de Licenciatura em Informática, na modalidade EAD, foi concebido e implementado buscando uma excelente coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Neste contexto, ao se definir o BSC do curso de Licenciatura em Informática, na modalidade EAD, foi definido o perfil profissional a ser formado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das DCN para Informática de acordo com a de acordo com a proposta do Parecer CNE/CES 136/2012.
Assim, o curso tem como objetivo principal: Atuar como docente auxiliando as demais disciplinas com o uso da informática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
O Curso de Licenciatura em Informática possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
|
FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
|
Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
|
Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
|
Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.