O Curso de Licenciatura em Letras – Português da UNIASSELVI, criado pela Resolução nº 0004/2006 e ofertado na modalidade a distância, foi autorizado pela Resolução nº 05/2006. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de quatro anos e, no máximo, de seis anos, totalizando 3.200 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos, do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de sete módulos e funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico, podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line, contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática, podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso de Licenciatura em Letras – Português da UNIASSELVI caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido na área das Ciências Humanas, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, bem como nas Diretrizes Nacionais do Curso.
Por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais, os conteúdos curriculares do Curso de Licenciatura em Letras – Português da Uniasselvi estão estruturados, conforme as indicações de que em sua composição estão contemplados tópicos de estudos relativos aos níveis básico, de desenvolvimento e aprofundado.
A partir desta concepção, o Curso de Licenciatura em Letras – Português tem como meta a formação de profissionais com sólidos conhecimentos acerca da linguagem humana, para atuar na docência, na Educação Básica.
Sob esse aspecto, o curso possibilita a reflexão da prática pedagógica, por meio da linguagem, mediadora das relações humanas. Busca a qualidade da formação dos acadêmicos, comprometidos com a cidadania e a participação na vida social no seu processo de desenvolvimento humano e profissional, de forma contínua e autônoma.
O perfil desejado do egresso do Curso de Licenciatura em Letras – Português da UNIASSELVI preconiza um profissional competente interculturalmente, estando em conformidade com o que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas por intermédio do Parecer CNE/CES nº 492/2001, as quais enfatizam competências e habilidades tais como:
I. Capacidade para refletir crítica e analiticamente acerca da linguagem vista como um processo psicológico, histórico, cultural, ideológico, político, educacional e social.
II.Domínio da língua, oral e escrita, bem como, suas manifestações culturais e literárias no que se refere à produção e interpretação de textos.
III. O entendimento da formação profissional como processo contínuo e autônomo.
IV. Utilização de novas tecnologias.
V. A capacidade para resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe com ética, responsabilidade social e educacional.
VI. O domínio dos conteúdos e da didática inerente à prática pedagógica, considerados básicos, para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Formar profissionais licenciados em Letras – Português para atuarem como docentes na Educação Básica, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escritos, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Licenciatura possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.