O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da UNIASSELVI foi criado pela Resolução Nº 023-G/2010 e prevê a integralização curricular num período mínimo de dois anos e meio e no máximo de cinco anos, totalizando 1900 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O Curso tem duração de cinco módulos. Funciona na modalidade de Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso
- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido na área das Ciências Sociais, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
O Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira da UNIASSELVI utilizou como ponto de partida para sua concepção o aumento de transações comerciais no Brasil e no mundo, decorrentes ao aumento das transações financeiras advindas do desenvolvimento dos mercados regionais como Mercosul e Alca entre outros.
O crescimento do mercado e o grande número de transações financeiras exigem que as empresas busquem profissionais atentos as mudanças econômicas e tecnológicas com vistas a otimizar investimentos organizacionais.
Pretende-se que ao terminar o curso, o formado seja um Tecnólogo especializado em aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.
Confira a matriz curricular do curso
O perfil profissional do curso de Tecnologia em Gestão Financeira busca expressar de maneira excelente as competências do egresso, definidas de acordo com as DCN, conforme foi apresentado no BSC do curso.
Neste contexto deve ter como pressupostos essenciais o compromisso de atuar no contexto socioeconômico e político do país, ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
O curso de Tecnologia em Gestão Financeira Centro Universitário Leonardo da Vinci busca formar um Tecnólogo em Gestão Financeira capaz de atuar na gestão de finanças, aplicando métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros, por meio de estudos de viabilidade econômica, objetivando otimizar os investimentos, a captação e aplicação de recursos, capaz de analisar demonstrações contábeis e na gestão empresarial subsidiar o processo de tomada de decisão.
Assim, buscar-se-á formar um profissional Tecnólogo em Gestão Financeira habilitado para aplicar os conceitos econômico-financeiros, capaz de inovar e empreender na otimização das negociações da gestão empresarial, visando contribuir com o processo de decisão estratégica, tonando-se agente de desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Os objetivos do curso de Tecnologia em Gestão Financeira foram concebidos e implementados buscando uma excelente coerência, em uma análise sistêmica, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Neste contexto, ao se definir o BSC do curso de Tecnologia em Gestão Financeira foi definido o perfil profissional do Tecnólogo em Gestão Financeira a ser formado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das DCN em nível tecnológico de acordo com a Resolução CNE/ CES No. 03 de 18 de dezembro de 2002.
Assim, o curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro Universitário Leonardo da Vinci tem como OBJETIVO PRINCIPAL:
Formar um Tecnólogo em Gestão Financeira capaz de atuar na gestão de finanças, aplicando métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros, por meio de estudos de viabilidade econômica, objetivando otimizar os investimentos, a captação de recursos, capaz de analisar demonstrações contábeis e na gestão empresarial subsidiar o processo de tomada de decisão.
Os seguintes OBJETIVOS ESPECÍFICOS foram definidos:
Gestão Financeira Administrativa: Atuar como agente de mudança buscando a eficácia e eficiência das estratégias empresariais, considerando diferentes cenários e ambientes das organizações.
Gestão Financeira de Recursos: Atuar no planejamento de captação e aplicação de recursos financeiros, elaborar estudos de viabilidade e otimizar os investimentos realizados.
E as seguintes competências foram definidas de acordo com as áreas de atuação do profissional egresso almejado.
Gestão Financeira Administrativa:
Formação humanística e visão global que o habilite a aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais.
Formação técnica e científica para analisar e controlar os recursos empresariais, trabalhando em diferentes cenários econômico-financeiros ambientes organizacionais de uma empresa.
Competência para entender e acompanhar as mudanças econômicas e tecnológicas e com vistas a otimizar investimentos.
Capacidade para a resolução de problemas relacionados à gestão financeira.
Competência para analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade.
Capacidade de compreensão das necessidades de contínuo aperfeiçoamento profissional e de agregar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Gestão Financeira de Recursos:
Formação humanística e visão global que o habilite a aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais.
Competência para entender e acompanhar as mudanças econômicas e tecnológicas e com vistas a otimizar investimentos.
Capacidade para a resolução de problemas relacionados à gestão financeira e apresentação de alternativas estratégicas para a gestão empresarial.
Competência para analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.