O Curso de Licenciatura em Geografia da UNIASSELVI foi criado pela Resolução nº 0004/04 e ofertado na modalidade a Distância, sendo autorizado pela Resolução nº 05/2006. O curso prevê a integralização curricular num período mínimo de três anos e meio e no máximo de sete anos, totalizando 2.800 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou através de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O curso tem a duração de seis módulos. Funciona na modalidade Ensino a Distância.
Infraestrutura para atendimento do curso- Coordenação Polo EAD
Local da Direção e Coordenação do Polo de Apoio Presencial com área de Atendimento para Articuladores, Tutores e Alunos.
- Secretaria
Local de atendimento acadêmico organizado com a estrutura física necessária para solucionar as necessidades relativas à vida acadêmica e ao curso. Possui computadores conectados ao sistema Acadêmico da UNIASSELVI.
- Sala de Tutoria
Espaço para atendimento individualizado para os acadêmicos, tutores e Articuladores, bem como, para a realização de reuniões e formações. Possui mesas e computadores.
- Sala de aula
Espaço destinado para a realização da dinâmica dos encontros presenciais. Provida de mesas e carteiras, bem como TV, DVD e projetor.
- Biblioteca
Espaço reservado à pesquisa do acervo bibliográfico do curso provida de estantes, cadeiras, carteiras, computadores para pesquisa, cabine de estudo em grupo e individualizado. A Biblioteca possui um sistema de controle informatizado que gera um relatório por área de classificação e adota uma política de atualização de acervo. O acadêmico possui acesso virtual e físico podendo efetuar empréstimo na biblioteca de acordo com o Manual de Usuário.
- Laboratório de Informática
Espaço reservado para pesquisa on-line contendo computadores conectados à internet banda larga com acesso ao sistema acadêmico da UNIASSELVI.
- Internet Banda Larga
Infraestrutura de rede que permite conexão banda larga com a internet através dos computadores nos laboratórios de informática podendo ter disponibilidade de conexão sem fio.
O Curso de Licenciatura em Geografia caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, inserido nas área das Ciências Humanas, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso.
O Curso de Licenciatura em Geografia da UNIASSELVI pretende formar professores capazes de atuar como educadores e que dominem não apenas o conteúdo técnico, científico e pedagógico, mas, sobretudo, que sejam capazes de perceber analítica e criticamente a realidade geográfica, social, ambiental, econômica e cultural em que irão atuar.
Ao finalizar o Curso o licenciado em Geografia será capaz de dominar o conhecimento da ciência geográfica de forma crítica agregando conhecimentos teórico-prático para conduzir o processo de ensino-aprendizagem junto aos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como do Ensino Médio.
Confira a matriz curricular do curso
Visualizamos para o Curso de Licenciatura em Geografia um professor com as seguintes competências e habilidades:
I - Capacidade de planejar, definir e realizar estratégias de mediação pedagógica eficazes para o ensino aprendizagem de Geografia.
II - Formular e aplicar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos: imagens, mapas, gráficos, dados e textos, recursos tecnológicos e de geoprocessamento.
III - Auxiliar na elaboração de plano pedagógico e na gerência de processos de ensino-aprendizagem.
IV - Ter uma postura ética e uma prática educativa considerando e respeitando as diferenças étnicas e sociais da comunidade escolar.
V - Desenvolver e aplicar estratégias de aprendizagem interdisciplinares.
VI - Analisar a construção do espaço geográfico e a dinâmica da natureza estabelecendo relações para compreender o papel da sociedade na apropriação e transformação do espaço.
VII - Apontar e avaliar as interferências antrópicas no meio ambiente e analisar as diferentes possibilidades de participação social no sentido de estabelecer padrões de qualidade ambiental.
VIII - Compreender as grandes desigualdades sociais produzidas na apropriação do espaço e no desenvolvimento das técnicas em espaços e tempos diferentes e provocar situações que produzam reflexões que permitam indicar caminhos para a construção de uma equidade social.
IX - Avaliar o papel das técnicas na construção do espaço geográfico e compreender o papel da ciência, da inovação e da disseminação do conhecimento científico.
X - Utilizar e desenvolver uma linguagem cartográfica para a análise espacial e representar e explicar os fenômenos geográficos.
XI - Desenvolver habilidades de analisar os padrões geográficos de distribuição, movimentos, associações, interações, sistemas e organizações.
XII - Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a vivência e a história do educando para fortalecer a cidadania.
XIII - Usar procedimentos de pesquisa para atualizar-se e ser capaz de elaborar projetos de investigação científica.
XIV - Ter competência plena para o exercício da docência no Ensino Fundamental e Médio.
XV - Elaborar roteiros de visitas técnicas.
Formar professores que tenham o domínio crítico dos diversos processos do conhecimento geográfico, para que os mesmos estejam plenamente habilitados para o exercício da docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como também no Ensino Médio.
O Curso de Licenciatura em Geografia possui o Cronograma do Curso que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.