O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIASSELVI, em oferta na modalidade a Distância, prevê a integralização curricular num período mínimo de três anos e no máximo de quatro anos e meio, totalizando 2.520 horas.
A forma de ingresso acontece mediante exame seletivo ou por meio de análise de histórico escolar. Os acadêmicos poderão solicitar bolsas de estudo através do ProUni - Programa Universidade para Todos do MEC, que concede bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação matriculados em instituições privadas de educação superior.
O Curso Superior de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIASSELVI caracteriza-se como um curso na modalidade a Distância, tem na própria gênese da instituição um posicionamento estratégico, pois as pessoas que o conceberam, perceberam a profunda necessidade de um curso moderno e eficiente para formar profissionais capacitados, empreendedores e inovadores.
Ele foi desenvolvido com a intenção de formar um profissional capaz de atuar como desenvolvedor, analista e gerente de sistemas de informação computacional, avaliando e administrando as informações geradas e distribuídas nas redes de computadores dentro de uma organização.
O curso utilizou como ponto de partida para sua concepção o comprometimento com a formação e qualificação do profissional que irá atuar na concepção dos sistemas de informação computacional, na modelagem de negócio, requisitos e modelos conceituais, na gestão dos processos e no desenvolvimento, implantação e validação do software.
O perfil profissional do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD busca expressar as competências do egresso, definidas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia, conforme foi apresentado no BSC do curso.
Nesse contexto, deve-se ter como pressupostos essenciais o compromisso de atuar no contexto socioeconômico e político do país, ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
O curso busca formar um profissional em nível tecnológico, capaz de atuar no competitivo mercado de informática, para o desenvolvimento de atividades técnicas, científicas e de gestão. Atuar como analista ou desenvolvedor em empresas do setor público, privado, empresas de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações. Preconiza um profissional competente interculturalmente.
Para tal perfil, serão enfatizadas competências e habilidades. O perfil profissional é composto pelas seguintes competências:
• Conhecer fundamentos e diretrizes para a concepção de sistemas computacionais.
• Conhecer fundamentos para a concepção de desenvolvimento de sistemas.
• Conhecer técnicas de metodologia de pesquisa.
• Conhecer a aplicar linguagens de banco de dados.
• Conhecer e aplicar métodos de análise e programação Orientada a Objetos.
• Conhecer estruturas de computação e programação.
• Conhecer fundamentos de análise e modelagem de sistemas.
• Conhecer linguagens de programação.
• Conhecer técnicas de gestão de projetos.
• Conhecer tecnologias para WEB.
• Conhecer framework para desenvolvimento WEB.
• Conhecer métodos e técnicas para o gerenciamento de projetos.
• Conhecer o processo de gestão de software.
• Conhecer fundamentos de ética.
• Conhecer tecnologias emergentes para dispositivos móveis.
O perfil profissional é composto pelas seguintes habilidades:
• Liderar.
• Negociar.
• Planejar e gerenciar.
• Projetar soluções organizacionais.
• Ser criativo.
• Ser ético.
• Ter relacionamento interpessoal.
• Tomar decisão.
• Trabalhar em equipe multidisciplinar.
Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD foram concebidos e implementados buscando uma coerência, em uma análise sistêmica e global, com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional.
Nesse contexto, ao se definir o BSC do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD, foi definido o perfil profissional de Análise de Desenvolvimento de Sistemas a ser formado pela UNIASSELVI e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais dos Cursos Superiores de Tecnologia.
Assim, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD da UNIASSELVI tem como objetivo principal:
Formar profissionais de nível superior tecnológico, capazes de atuar no competitivo mercado de desenvolvimento de software, realizando a análise do negócio e concebendo soluções a partir de sistemas informatizados.
Os seguintes objetivos específicos foram definidos:
• Área de concepção de sistemas: atuar na modelagem de negócio, requisitos e modelos conceituais.
• Área de desenvolvimento de sistemas: atuar no processo de desenvolvimento das atividades de projeto e implementação.
• Área de gestão do processo de desenvolvimento: atuar na concepção e gerenciamento dos recursos da tecnologia da informação, alinhando-os ao planejamento estratégico da organização.
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui o Cronograma do Curso, que é organizado por módulos e contém a programação de todas as disciplinas e das atividades a elas relacionadas.
Atividades Presenciais
A presencialidade, no modelo desenvolvido pela UNIASSELVI, refere-se primeiramente aos encontros síncronos presenciais, compostos por orientações gerais referentes ao conteúdo da disciplina, vídeo da disciplina, indicação e orientação dos materiais e dos recursos disponíveis na trilha de aprendizagem e realização das avaliações presenciais.
Os encontros presenciais têm como objetivo a realização, em sala, de atividades coletivas e individuais entre os alunos, favorecendo a aplicação dos conteúdos dos cursos ofertados às realidades regionais, trocas de experiências entre alunos da turma e a disseminação de resultados de práticas pedagógicas, estágios e trabalhos de conclusão de curso, sempre que houver.
Tais atividades são mediadas presencialmente pelos tutores externos e, a distância, pelos professores e tutores internos, por meio do AVA.
Cada disciplina do curso é estruturada em quatro encontros presenciais, assim organizados:
1º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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2º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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3º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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4º ENCONTRO PRESENCIAL |
INTERVALO
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FONTE: Dados Institucionais
Os encontros presenciais podem ocorrer nos seguintes horários:
MATUTINO
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Primeiro Período: 8h às 9h35min Intervalo: 9h35min às 9h50min Segundo Período: 9h50min às 11h20min |
VESPERTINO
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Primeiro Período: 13h às 14h35min Intervalo: 14h35min às 14h50min Segundo Período: 14h50min às 16h20min |
NOTURNO
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Primeiro Período: 18h40min às 20h15min Intervalo: 20h15min às 20h30min Segundo Período: 20h30min às 22h |
FONTE: Dados institucionais
Atividades não Presenciais
As atividades não presenciais compreendem o ensino baseado na leitura do material didático, acesso ao vídeo da disciplina, textos complementares, artigos, fóruns, entre outros, disponibilizadas no AVA, especialmente desenvolvido pela UNIASSELVI. Nesse ambiente os alunos contam com uma série de ferramentas e atividades que os envolvem diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
O AVA possibilita, também, a interatividade entre alunos, docentes e tutores, tecendo assim a rede de saberes, de forma colaborativa e cooperativa, por meio das trocas constantes entre os participantes do processo educativo.
A qualidade multimidiática refere-se à utilização de diferentes mídias e linguagens como suporte para o modelo pedagógico dos cursos ofertados, a saber: vídeo da disciplina, AVA (trilhas de aprendizagem, objetos de aprendizagem, entre outros) e material didático impresso e eletrônico. Esses diferentes recursos tecnológicos oferecem, aos estudantes, docentes e tutores, inúmeras possibilidades de acesso à informação, de comunicação e, ainda, novas formas de aprender e ensinar.
Nesse contexto, cada disciplina do curso apresenta os seguintes recursos pedagógicos:
Trilhas de Aprendizagem
Correspondem a “caminhos” virtuais de aprendizagem, capazes de promover o desenvolvimento de competências no que concerne ao conhecimento, à habilidade, à atitude, à interação e à autonomia. As trilhas de aprendizagem norteiam o estudo da disciplina e apresentam os seguintes elementos:
Autoestudo (momentos de interação a distância)
Entre os encontros presenciais, o aluno realiza o autoestudo. Esses momentos de interação a distância são caracterizados pelos estudos midiatizados, que acontecem por meio da utilização da internet (para envio de e-mails e acesso ao AVA), do telefone (0800) e do correio. Nesse momento, os alunos podem utilizar:
Chat: salas de bate-papo virtuais em que os participantes podem trocar mensagens entre si, em tempo real, promovendo uma interação simultânea e síncrona.
Telefone (0800): possibilita contato com os docentes e tutores internos, profissionais qualificados na área da disciplina (docente) e do curso (tutor), auxiliando os alunos no seu processo de aprendizagem.
Autoatividade
É uma estratégia de ensino realizada na forma de leituras e exercícios e utilizada para sistematizar o aprendizado.